Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (2022)

Enviado por Sergio Sigrist em sex, 04/10/2013 - 4:56pm

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (1)

Nome científico:

Vitis vinifera L.

Família:

Vitaceae

Sinonímia popular:

Uva, parreira, videira.

(Video) Plantas para Jardim Sensorial. Temperos, ervas medicinais e aromáticas

Sinonímia científica:

Cissus vinifera (L.) Kuntze

Partes usadas:

Sementes (óleo), folhas e frutos maduros (bagas) na forma de sucos. A seiva também é considerada medicinal.

Constituintes (princípios ativos, nutrientes, etc.):

Flavonoides (4-5 %), taninos, ácidos (tartárico, málico, succínico, cítrico, oxálico).

Propriedade terapêutica:

Depurativa, adstringente, hemostática, tonificante, descongestiva, laxantes, antianêmica, antisséptica, antioxidante.

(Video) Plantas perfumadas - Ervas aromáticas

Indicação terapêutica:

Diminuir a quantidade de radicais livres, dispepsia, fermentações intestinais, moléstias do fígado, obesidade, doenças cardiovasculares, depurativa do sangue.

tags:

Má digestão - dispepsia

Distúrbio intestinal

Afecção do fígado

Obesidade

(Video) Mi Jardín de Plantas Aromáticas y Medicinales | un té con Daniela

Depurativo de sangue

Desordem cardiovascular

Nomes em outros idiomas

  • Inglês: grape, grapewine
  • Espanhol: vid, uva
  • Francês: vigne
  • Alemão: weintraub, weinstock
  • ​Italiano: vite

Origem, distribuição
Típica do sul da Europa a oeste da Ásia e cultivada em todas as regiões temperadas do mundo.

Descrição
Fruto (uma baga) oblongo a globular, com 6 a 22 mm de comprimento, violeta-escuro, vermelho, verde ou amarelo.

As sementes têm formato de pera. A vinha chega a 30 cm de altura e sustenta-se com suas gavíneas. Folhas alternantes, palminérvias geralmente com 3 a 5 lobos. Superfície superior glabra (sem pelos) e inferior lanada. Flores pequenas reunidas em panículas.

Uso popular e medicinal

Vitis viniferaproduz um fruto de grande valor alimentício e cultural para o homem, a uva, amplamente consumidain natura ou na forma de sucos e doces. Afermentação do suco de uva produz um líquido alcoólico, o vinho, conhecido desde a Antiguidade.

Uva e vinho oferecem muitos benefícios, alguns dos quais passaram a ser referidos como cura de uvas(ou "dieta de uvas",expressão essa já constando dedicionários como ampeloterapia), Dieta do Mediterrâneo e Paradoxo francês.Aparecem também na relação dealimentos funcionais, são alimentos que auxiliam na prevenção de certas doenças. Leia mais nas seções abaixo.

Estudos científicos conduzidos a partir de 1980 apontaram possíveis correlações entre consumo de vinho e saúde humana. São atribuídasdiversas ações farmacológicas noscompostos presentes na uva e nos vinhos.Háevidências de que o consumo regular de vinho tinto, dentro de certos limites, previne doenças cardiovasculares e assim contribui para aumentar alongevidade humana.

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (2)

Cura de uvas (ampeloterapia)
A chamada cura de uvasconsiste na ingestão de até 3 kg de uva madura na forma de suco ou em bagos por um período de 8 a 20 dias como único alimento. Tem sidoreconhecidacomo um valioso recurso terapêutico para combater a dispepsia, fermentações intestinais, moléstias do fígado, obesidade e doenças cardiovasculares.

A uva atua comoum agente alcalinizante, cujo ingrediente ativo principal é o carbonato de potássioformadono corpo pela transformação de alguns sais minerais vitalizados presentes na uva (sulfatos, fosfatos, silicatos, malatos, citratos, racematos).

Na verdade o que se consegue é um potenteefeito depurativo,em termos coloquiais"limpeza do sangue", ou seja,a eliminação das toxinas e resíduos metabólicos que impedem o normal funcionamento dos órgãos e tecidos.

Uva e vinho como alimentos funcionais
Alimentos funcionais contêm ingredientes ativos que beneficíam o organismo de alguma forma, possuindo assim grande potencialpara prevenir a ocorrência de certas doenças. A uva e o vinho entram na lista dealimentos funcionais reconhecidos cientificamente. Outros sãoalho, aveia, soja, linhaça,tomate, alguns tipos de chás etc.

(Video) Curso Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento - Cursos CPT

Dieta do Mediterrâneo
O vinho também é citado como componente da conhecida Dieta do Mediterrâneo, um tipo de alimentação característica de alguns países da região do mar Mediterrâneo (Itália, Grécia, Portugal, Espanha, França e outros). Trata-se de um padrão alimentar compostobasicamentede vegetais, legumes, tomate, alho, maçã, óleo de oliva, canola, cereais pouco moídos, nozes, queijo branco, iogurte e naturalmente...vinho.Vários estudos confirmam quequanto mais a pessoa pratica a Dieta do Mediterrâneotradicional, tem menor chance de morrer por qualquer causa, incluindo câncer (risco menor de 24%) e doenças cardíacas (risco menor de 33%).

Paradoxo francês
A expressão Paradoxo francês passou a ser disseminada a partir de estudos e pesquisas de hábitos alimentares dos franceses. Contrariando todas as regras de boa alimentação, os franceses usam e abusam decremes, queijos, manteigas e pães e mesmo assima taxa de obesidade na França é de apenas 11,3% da população,segundo pesquisa realizada em 2005 pelaInternacional Obesity Task Force.

Dentre os costumes alimentares franceses, elesnão costumam comer alimentos processados, não evitam gorduras, chocolates e nem carboidratos, não tomam suplementos alimentares, não se abstêm do vinho no almoço e no jantar e não comem com pressa. Fato é que os franceses bebem mais vinho que outros povos.

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (3)

Atenção
Há quem discorde dos reais benefícios do vinho. Consideram que tanto o fruto, as folhas e a seiva da videirapossuem abundantes propriedades medicinais e constituem excelente alimento-medicamento natural, inteiramente isento de toxicidade. Quanto ao vinho, produto da degradação e decomposição do sumo de uva, em cujo processo de transformação perde as suas notáveis propriedades medicinais, torna-se uma droga líquida com capacidade para intoxicar, alterar a conduta e provocar dependência.

O sumo de uva é rico em substâncias de elevado valor biológico: açúcares de grande valor nutritivo, proteínas, vitaminas e minerais. O vinho, pelo contrário, perde a maior parte dos açúcares, que se transformam em álcool durante a fermentação, assim como as proteínas e vitaminas. O sumo de uva é alimento e remédio. O vinho é destituído de substâncias alimentícias. Pelo seu conteúdo em álcool torna-se irritante para os órgãos digestivos, e em especial para o fígado, mesmo em pequenas quantidades.

Reconhecem entretanto que a única propriedade medicinal do vinho é a antisséptica, quando se aplica externamente sobre as feridas, devido ao álcool que contém.

O melhor vinho, o autêntico vinho, afirmam, é o sumo puro do fruto da videira.

Constituintes
Do ponto de vista nutricional, os principais constituintes do vinho são água, etanol, açúcares, minerais (potássio, fósforo, magnésio, cálcio, sódio, silício, ferro, manganês, zinco, cobre, níquel, molibdênio, cromo, cobalto), vitaminas (ácido pantotênico, nicotinamida, B2,B6, biotina, ácido fólico), ácidos orgânicos (lático, tartárico, acético, málico etc.) aminas bioativas (histamina, beta-feniletilamina, tiramina) e traços de proteína.

Atividade antioxidante
Atividade antioxidante: a proantocianidina presente nos extratos de semente de uva diminuea quantidade de radicais livres de oxigênio.

Em um estudoo efeito antioxidante da proantocianidina foi mais potente comparativamenteque o efeito das vitaminas C e E. O componente também inibe a peroxidação dos lipossomas de fosfatidilcolina.

A atividade antioxidante tem sido demonstrada em vários trabalhos através da inibição da peroxidação lipídica pelo extrato de sementes de uva. Topicamente, as procianidinas previnem a degradação de componentes estruturais de matrizes extravasculares como colágeno, elastina e ácido hialurônico. No endotélio, a limpeza de radicais livres e os efeitos antiperoxidativos das procianidinas têm contribuído na manutenção da integridade estrutural por inibir as proteases como colagenase, elastase, hialuronidase e beta-glucuronidase.

Outros usos
O óleo é muito usado na cosmética em máscaras faciais, cremes para as mãos, óleo para o corpo e as mãos e em xampus.

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (4)Culinária
In natura é processado em geléias, sucos, tortas, bolos.

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (5)Dosagem indicada
Extratos de sementes de uva têm sido usados em terapia preventiva em tratamentos com 150-600 mg diários, com doses de 50 mg.

Contraindicações
Não há relatos de efeitos adversos dentro das quantidades recomendadas.

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (6)Colaboração

  • Débora Gikovate, Bióloga, Especialista em Plantas Medicinais (São Paulo, SP), 2005.
  • Rodolfo Schleier, Especialista em Fitoterapia (São Paulo, SP), 2005.

Videira | Plantas Medicinais - Aromáticas (7)Referências

  1. Instituto Brasileiro de Estudos Homeopáticos (2004):Constituintes fitoquímicos deVitis vinifera- Acesso em 31 de dezembro de 2017
  2. ROGER, J. D. P.Plantas que curam - Enciclopédia das Plantas Medicinais. Publicadora Atlântico, Lisboa, V.1.
  3. FOSTER, S., TYLER, Varro E. Tyler´s honest herbal.The Haworth Herbal Press, 4th edition, New York, 1999.
  4. GRUENWALD, J., BRENDLER, T., JAENICKE, C. et al., P D R for Herbal Medicines - The Information Standard for Complementary Medicines.Thomson Medical Economics at Montvale, 2ª edição,2000.
  5. NEGRAES, P.Guia A-Z de plantas - Condimentos.BEI, 2003, São Paulo.
  6. Botanical Online:La dieta de las uvas- Acesso em 31 de dezembro de 2017
  7. Biblioteca Virtual em Saúde (Ministério da Saúde, 2009):Alimentos funcionais- Acesso em 31 de dezembro de 2017
  8. Wine in Moderation:Paradoxo francês- Acesso em 31 de dezembro de 2017
  9. The Plant List: Vitis vinifera- Acesso em 31 de dezembro de 2017

GOOGLE IMAGES de Vitis vinifera- Acesso em 31 de dezembro de 2017

(Video) AGROFAG: PRODUÇÃO DE ERVAS MEDICINAIS OU AROMÁTICAS

FAQs

O que são plantas aromáticas e medicinais? ›

Algumas plantas possuem substâncias conhecidas como óleos essenciais, que são popularmente conhecidas pelas essências que lhes dão aroma. Além de perfume, esses óleos essenciais podem ter efeito medicinal e também dar sabor aos alimentos. Podem estar distribuídos por toda a planta, ou apenas em algumas partes.

Quais são os tipos de videira? ›

Existem videiras de diversos gêneros, sendo a Vitis a mais conhecida, com 60 espécies. A espécie mais cultivada do mundo é a Vitis vinifera, que gera frutos para a elaboração de vinho, mas também uvas de mesa e para a produção de passas.

Para que serve a planta videira? ›

Depurativa, adstringente, hemostática, tonificante, descongestiva, laxantes, antianêmica, antisséptica, antioxidante. Indicação terapêutica: Diminuir a quantidade de radicais livres, dispepsia, fermentações intestinais, moléstias do fígado, obesidade, doenças cardiovasculares, depurativa do sangue.

Quais são os tipos de ervas medicinais? ›

Raízes fortes
  1. Cimicifuga (Actaea racemosa) ...
  2. Gengibre (Zingiber officinale) ...
  3. Kava-kava (Piper methysticum) ...
  4. Equinácea (Echinacea purpurea) ...
  5. Valeriana (Valeriana officinalis) ...
  6. Garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) [Disponível no SUS] ...
  7. Alho (Allium sativum)
31 Jan 2017

Quais são as principais ervas aromáticas? ›

Confira 10 opções de ervas para temperar comida!
  • Alecrim. É a erva aromática ideal para o tempero de carnes assadas de todos os tipos, principalmente em carne de porco e carneiro, batatas douradas e manteiga aromática. ...
  • Manjericão. ...
  • Orégano. ...
  • Coentro. ...
  • Tomilho. ...
  • Salsa. ...
  • Hortelã ...
  • Cebolinha.

Quais plantas Aromaticas? ›

Quais plantas aromáticas plantar em casa?
  1. Manjericão. Esta planta aromática é bastante popular, sendo muito utilizada no preparo de pratos da culinária italiana, como massas, pizzas, caldos e pães. ...
  2. Salsinha. ...
  3. Orégano. ...
  4. Cebolinha. ...
  5. Hortelã
4 Feb 2020

Porque Jesus se compara a uma videira? ›

A recomendação de Jesus é clara: “Eu sou a videira e vós os ramos, aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). Os primeiros cristãos tinham uma consciência clara da necessidade de permanecerem unidos pela caridade.

Qual é a diferença entre parreira e videira? ›

Qual a diferença entre videira e parreira? Na verdade não existe nenhuma diferença, parreira e videira são simplesmente palavras sinônimas e se referem à planta da uva, bem como podemos chama-la também de vinha.

Qual o tempo de vida de uma videira? ›

Como as videiras levam pelo menos três anos para começarem a produzir frutos, plantá-las representa um compromisso a longo prazo. Uma vez fortalecida, com o cuidado devido, videiras podem viver e produzir uvas por 50 até 100 anos, então plante-as no local certo, porque movê-las interrompe o crescimento.

Para que serve o chá das folhas de videira? ›

O chá de videira vermelha é recomendado para problemas circulatórios como insuficiência venosa, varizes, sensação de pernas pesadas e hemorroidas. Modo de tomar: colocar quatro colheres de café num recipiente e verter 1 L de água a ferver.

O que é a videira na Bíblia? ›

A videira era o símbolo de Israel como povo de Deus. Agora, Jesus se apresenta como a verdadeira videira cultivada pelo Pai: "Eu sou a videira e meu Pai e o agricultor". Ele e aqueles que o seguirem são o verdadeiro Povo de Deus: a videira e os ramos, os discípulos.

O que é videira vermelha? ›

A videira vermelha, de nome cientifico Vitis vinifera e também conhecida por “vigne rouge”, é a espécie de videira (Vitis sp.) mais produzida na Europa, que além da utilidade na produção de uva e extracção de vinho, é uma planta de reconhecido valor medicinal.

Qual é a planta que cura tudo? ›

Composição: Espinheira Santa; Alcachofra do norte; Artemísia; Carqueja amarga; Castanha da índia; Cavalinha; Ipê Roxo; Chapéu de couro; Jurubeba; Salsa Parrilha.

Qual é a planta mais poderosa do mundo? ›

Artemísia: a erva mais poderosa da terra.

Qual erva ajuda no sono? ›

Muitos fitoterápicos trazem a promessa de um sono tranquilo. Nem todos, porém, têm efeito respaldado pela ciência
  1. 6 plantas que podem ajudar a ter uma boa noite de sono.
  2. Kava-kava. ...
  3. Lavanda. ...
  4. Erva-de-são-joão. ...
  5. Valeriana. ...
  6. Passiflora. ...
  7. Camomila.
15 Apr 2014

Qual a diferença entre plantas medicinais e ervas medicinais? ›

O que diferencia uma finalidade da outra (medicinal, aromática ou condimentar), de modo geral, é seu uso principal. No entanto, exis- tem plantas que podem ser utilizadas para as três finalidades, a exemplo do capim-santo.

O que são ervas aromáticas Cite 5 Exemplos? ›

Deste modo, as ervas finas podem ser a combinação de dois ou mais aromáticos, a exemplo de alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, louro, salsa, orégano, manjerona, estragão, ciboulette e o que mais a criatividade permitir. As ervas também compõem o famoso bouquet garni, muito usado na cozinha profissional.

Para que serve o alecrim? ›

Além de ser conhecido por um delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. Efeitos que se devem ao fato de esta ser uma erva rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.

Qual o nome da planta que parece um Alecrim? ›

A Artemísia , como o alecrim, parece ser outra planta revestida de magias e mistérios , já que é denominada por alguns até como “a plant...

Qual é o cheiro de sálvia? ›

A sálvia branca e outras variedades têm um cheiro distinto de verde e amadeirado que a maioria das pessoas acha agradável e relaxante. Queime sálvia em cada cômodo que contém odores, especialmente na cozinha e no banheiro.

Quais são os frutos da videira verdadeira? ›

As uvas oferecem diversos benefícios para a saúde devido ao seu alto teor de nutrientes e antioxidantes. As uvas de casca escura contém resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo.

Como se cuida de uma videira? ›

Durante a época das chuvas, deve-se aplicar ao redor do pé da videira cerca de 100 gramas do NPK formulação 20-05-20 para o crescimento e desenvolvimento da planta. Após essa aplicação de NPK, a adubação foliar pode ser resumida apenas ao fertilizante de crescimento aplicado 1 vez a cada 15 dias.

O que se faz com a madeira da videira? ›

Uma vez que, então, a madeira da videira é inútil quando arrancada do solo e não serve para nada, mas para queimar; portanto, os judeus se familiarizam com sua condição, pois sua excelência e dignidade dependem do mero prazer de Deus: , como ele os plantou, ele pode arrancá-los em um momento; e quando forem arrancados, ...

Porque a parreira não da uva? ›

Essa falta de frutos na parreira pode acontecer por se tratar de um tipo específico de parreira: a porta-enxerto. A porta-enxerto é utilizada para preparação do plantio de uva, com a finalidade de proteção e vigor para as parreiras que darão os frutos.

Qual a profundidade da raiz de uma videira? ›

Os resultado indicaram que o sistema radicular da videira se concentra na camada de 0-0,40 m de profundidade. As camadas 0,60-0,80 e 0,80-1,00 m foram as que apresentaram menor concentração de raízes.

Como se planta a videira? ›

Como é plantada uma videira?
  1. Faça um buraco com cerca de 40 cm de profundidade. O diâmetro deve ser o necessário para atingir essa profundidade.
  2. Insira as plantas de videira no buraco, buraco ou vala feita pelo subsolador até a altura do enxerto. ...
  3. Aconsejamos un riego abundante inmediatamente posterior a la plantación.

Para que serve a poda da videira? ›

A poda é uma prática de manejo fundamental para garantir uma boa safra de uva. Entre os seus benefícios, pode-se citar que ela limita o número de gemas para regularizar e harmonizar a relação entre a capacidade produtiva e o vigor de crescimento dos ramos que a videira pode apresentar durante o ciclo.

Para que serve o chá da casca da uva? ›

Talvez você não saiba, mas uma substância encontrada na casca e semente da uva, o resveratrol, vem sendo apontada como uma daquelas maravilhas que todos esperávamos: ajuda a resolver problemas cardiovasculares, pulmonares, é um bom componente na luta contra o câncer, a obesidade, o diabetes, o colesterol alto e, ...

Como usar a folha de uva? ›

Em geral, estas folhas costumam ser encontradas cruas ou frescas. Assim, são mais consumidas após cozidas no vapor, como é o caso da folha de uva refogada. Além disso, um prato grego popular chamado dolmas usa essas folhas para formar um charutinho de arroz, cebola e carne.

Como fazer folha de uva refogado? ›

Coloque as folhas de uva em uma frigideira e leve ao fogo médio rapidamente, até secarem. Reserve. Na mesma frigideira, em fogo médio, refogue a cebola em ½ colher (sopa) de manteiga, até murchar. Acrescente ½ colher (sopa) de açúcar e uma pitada de sal.

Qual a origem da palavra videira? ›

Videira é o mesmo que vide; ambas vêm do Latim VITIS, “vinha, parreira”.

Qual o significado do ramo de oliveira na Bíblia? ›

A importância da Oliveira na Bíblia Sagrada

A Oliveira é uma das árvores mais mencionadas na Escritura, devido sua conexão intensa com o povo de Israel e por tudo o que representa.

Onde está escrito na Bíblia Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador? ›

João 15:8-17 - Jesus videira verdadeira!

Qual a melhor erva para ansiedade? ›

  • CAPIM CIDREIRA, CAPIM LIMÃO, CAPIM SANTO. Indicado principalmente no uso de suas folhas –secas ou não– para chás. ...
  • CAMOMILA. As flores podem ser usadas em chás, como sedativas, em momentos de ansiedade e insônia. ...
  • MELISSA. ...
  • MARACUJÁ ...
  • LAVANDA.
15 Sept 2021

Qual a melhor planta para baixar o diabetes? ›

Os chás de canela, carqueja e pata-de-vaca são bons remédios naturais para baixar a glicose no sangue porque possuem propriedades hipoglicemiantes que melhoram o controle da diabetes.

Qual planta causa infarto? ›

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte.

Qual é a planta mais venenosa do Brasil? ›

Conhecida como Mamona aqui no Brasil, a espécie produz a ricina, considerada uma das mais potentes toxinas do mundo. A forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes.

Qual a planta que pode matar por envenenamento? ›

E não é à toa: os acônitos estão entre as plantas mais letais do mundo. Sua parte mais tóxica é a raiz, apesar de as folhas também concentrarem uma boa quantidade de veneno. Essas partes contêm uma neurotoxina que pode ser absorvida pela pele.

Qual o melhor chá para insônia e ansiedade? ›

10 melhores chás para dormir e combater a insônia
  1. Camomila. O chá de camomila é popularmente utilizado para acalmar, sendo indicado em situações de estresse, mas também de insônia. ...
  2. Valeriana. ...
  3. Erva-cidreira. ...
  4. Passiflora. ...
  5. Erva-de-são-joão. ...
  6. Alface. ...
  7. Lavanda. ...
  8. Tília.
28 Apr 2022

Qual a planta que contém melatonina? ›

Existem plantas e ervas perfeitas para isso, como a camomila e a passiflora (planta do maracujá).

O que é uma planta aromática? ›

Tal como o seu nome indica, as plantas aromáticas são as que desprendem um cheiro ou aroma, normalmente intenso e agradável. De acordo com a espécie, esse aroma reside nas folhas ou nas flores. Árvores, arbustos, ervas ou flores.

Qual a diferença entre plantas medicinais aromáticas e condimentares? ›

O que diferencia uma finalidade da outra (medicinal, aromática ou condimentar), de modo geral, é seu uso principal. No entanto, exis- tem plantas que podem ser utilizadas para as três finalidades, a exemplo do capim-santo.

Para que servem as ervas aromáticas? ›

As ervas aromáticas devem acompanhar o prato, realçando o sabor característico de cada alimento. Para além de tornarem os pratos mais apetitosos, há outros benefícios nas ervas aromáticas, elas ajudam a fazer uma boa digestão e possuem propriedades nutritivas.

O que são plantas aromáticas e condimentares? ›

Plantas Condimentares plantas utilizadas no preparo de alimentos, que por suas características organolépticas, dão sabor, aroma e cores aos alimentos tanto na culinária caseira como na indústria.

O que são ervas aromáticas Cite 5 Exemplos? ›

Deste modo, as ervas finas podem ser a combinação de dois ou mais aromáticos, a exemplo de alecrim, manjericão, tomilho, sálvia, louro, salsa, orégano, manjerona, estragão, ciboulette e o que mais a criatividade permitir. As ervas também compõem o famoso bouquet garni, muito usado na cozinha profissional.

Para que serve o alecrim? ›

Além de ser conhecido por um delicioso aroma e sabor, o chá de alecrim possui diversos benefícios para a saúde, como melhora da digestão, alívio da dor de cabeça e combate ao cansaço. Efeitos que se devem ao fato de esta ser uma erva rica em vitaminas A, C, K, B1 e B2.

Para que é que serve o manjericão? ›

O chá de manjericão também é conhecido como anti-inflamatório, antisséptico, antimicrobiano e anti-espasmódico. Tais propriedades ajudam a reduzir as cólicas, úlceras estomacais e incômodos causados pela má digestão, assim como são eficientes para tratar aftas, dor de garganta e amigdalite.

O que fazer com ervas aromáticas? ›

Idealmente, a salsinha deve ser utilizada fresca e logo após a colheita para que seu sabor seja aproveitado no preparo. Além disso, use a erva somente no final da receita, para que ela não perca suas características.
...
Use a salsinha em:
  1. Saladas.
  2. Carnes.
  3. Ensopados.
  4. Molhos.
  5. Saladas.
  6. Caldos.
  7. Sopas.
16 Aug 2021

Como fazer um banho de cheiro? ›

Fazer um banho de cheiro é um processo terapêutico

Basta selecionar as ervas que você vai usar, macerá-las em água, que poderá ser quente, morna ou até fria. O importante é que a essência das ervas seja deixada na água com que você, depois do seu banho higienizante, vai enxaguar seu corpo.

Videos

1. Volven as plantas aromáticas e medicinais
(Televisión de Galicia)
2. Plantas Aromáticas e Medicinais
(Rede Rural Nacional)
3. Agromeetings - A Produção e Comercialização de Plantas Aromáticas e Medicinais Bio
(Espaço Visual)
4. Biotecnologia - Plantas Aromáticas e Medicinais
(INTERNOVAMARKET-FOOD)
5. PLANTAS MEDICINAIS | remédios naturais, repelentes e aromáticas!
(Vale Agrícola)
6. Curso a Distância Plantas Medicinais e Aromáticas - Colheita e Beneficiamento CPT
(Cursos CPT)

Top Articles

You might also like

Latest Posts

Article information

Author: Madonna Wisozk

Last Updated: 10/19/2022

Views: 6401

Rating: 4.8 / 5 (68 voted)

Reviews: 91% of readers found this page helpful

Author information

Name: Madonna Wisozk

Birthday: 2001-02-23

Address: 656 Gerhold Summit, Sidneyberg, FL 78179-2512

Phone: +6742282696652

Job: Customer Banking Liaison

Hobby: Flower arranging, Yo-yoing, Tai chi, Rowing, Macrame, Urban exploration, Knife making

Introduction: My name is Madonna Wisozk, I am a attractive, healthy, thoughtful, faithful, open, vivacious, zany person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.